PGSS Cogna

Voltar para a página anterior

Notícias

[post_published]
Grupo de pesquisa Qualidade de Produtos de Origem Animal

O Grupo de pesquisa Qualidade de Produtos de Origem Animal, coordenado pela Profa. Dra Elsa H. W. de Santana, desenvolveu o site https://vidaelacteosconteudos.com.br/ no qual dividem com a comunidade resultados de projetos de pesquisas, artigos científicos, material técnico, dicas para consumidores e muito mais na área lácteos e cárneos.

O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de leite, com destaque para os estados de Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul. Já o rebanho bovino brasileiro é o maior do mundo, e ao adicionarmos a produção de aves e de suínos, o país passa a ocupar a terceira posição mundial no mercado internacional. O setor lácteo e cárneo tem grande importância econômica e social para o desenvolvimento do país, e vem buscando constantemente novas tecnologias com o objetivo de melhorar a produtividade, rentabilidade, qualidade e a competitividade no setor.

Os lácteos e cárneos são alimentos completos, ricos em água, proteínas, açucares, lipídeos, minerais e vitaminas, e desta forma susceptível a multiplicação bacteriana. Desta forma, a cadeia produtiva está constantemente implementando ferramentas para que a matéria prima, bem como o leite, a carne e seus derivados, tenha uma excelente qualidade física, química, microbiológica e nutricional. Boas práticas de ordenha, de criação e abate, bem estar animal, assistência técnica especializada e treinamento de produtores, fiscalização constante dos órgãos oficiais e a implantação de programas de autocontrole pelas industrias são algumas medidas que vem sendo aplicadas na cadeia produtiva do leite e da carne para garantir que chegue ao consumidor produtos seguros e de qualidade.

Assim, Vida & Lácteos foi criada para compartilhar e contribuir com produtores, indústrias e consumidores com dados, informações e pesquisas na área de leite, carne e derivados.

O Grupo de estudos faz parte dos Programas de Pós Graduação Saúde e Produção Animal de Arapongas e Biociência Animal da Cuiabá, e envolve alunos de iniciação cientifica do ensino médio, graduação em Medicina Veterinária, Biomedicina, Farmácia, Nutrição, Zootecnia, Enfermagem e alunos da pós graduação.